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@InProceedings{ChovertFreiRosá:2018:ImFePr,
               author = "Chovert, Angel Dom{\'{\i}}nguez and Freitas, Saulo Ribeiro De 
                         and Ros{\'a}rio, Nilton Manuel {\'E}vora Do",
                title = "Implementa{\c{c}}{\~a}o na ferramenta prep-chem-src da 
                         capacidade de distribui{\c{c}}{\~a}o das emiss{\~o}es 
                         veiculares nas vias de mobilidade",
            booktitle = "Anais...",
                 year = "2018",
               editor = "Herdies, Dirceu Luis and Coelho, Simone Marilene Sievert da 
                         Costa",
         organization = "Encontro dos alunos de p{\'o}s-gradua{\c{c}}{\~a}o em 
                         meteorologia do CPTEC/INPE, 17. (EPGMET)",
            publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
             keywords = "WRF, BRAMS, Emiss{\~o}es Antropog{\^e}nicas.",
             abstract = "A qualidade dos dados das emiss{\~o}es de poluentes que s{\~a}o 
                         utilizados nas simula{\c{c}}{\~o}es feitas com os modelos 
                         interligados determina em grande medida a correta 
                         representa{\c{c}}{\~a}o das concentra{\c{c}}{\~o}es destas 
                         esp{\'e}cies na atmosfera. O m{\'o}dulo de emiss{\~o}es de 
                         poluentes PREP-CHEM-SRC {\'e} capaz de gerar, utilizando 
                         diferentes fontes de informa{\c{c}}{\~a}o, arquivos contendo 
                         dados de diferentes tipos de emiss{\~o}es projetados sobre grades 
                         que podem ser utilizados tanto pelo Sistema de Mode- lagem BRAMS 
                         (SMBRAMS) como pelo modelo WRF/Chem. O foco deste trabalho foi a 
                         melhora na representa{\c{c}}{\~a}o das emiss{\~o}es 
                         antropog{\^e}nicas utilizando a ferramenta PREP-CHEM-SRC, 
                         melhoras que permitem aprimorar a representa{\c{c}}{\~a}o das 
                         concentra{\c{c}}{\~o}es de diferentes esp{\'e}cies 
                         qu{\'{\i}}micas nas grandes regi{\~o}es urbanas onde as fontes 
                         m{\'o}veis s{\~a}o as de maior contribui{\c{c}}{\~a}o. Sendo 
                         que para isso implementou-se o processo de 
                         distribui{\c{c}}{\~a}o da emiss{\~a}o veicular por vias de 
                         mobilidade para melhorar a representa{\c{c}}{\~a}o espacial da 
                         emiss{\~a}o total e diminuir os erros de interpola{\c{c}}{\~a}o 
                         quando as simula{\c{c}}{\~o}es s{\~a}o feitas com alta 
                         resolu{\c{c}}{\~a}o; atualmente a melhor resolu{\c{c}}{\~a}o 
                         dispon{\'{\i}}vel nas bases de dados globais de emiss{\~o}es 
                         {\'e} acima de 10 km. O trabalho foi dividido em tr{\^e}s 
                         etapas, na primeira foram determinados os valores da emiss{\~a}o 
                         veicular por munic{\'{\i}}pio a partir das 
                         informa{\c{c}}{\~o}es de diferentes agencias ambientais dos 
                         estados e tamb{\'e}m dos dados de quantidade de ve{\'{\i}}culos 
                         licenciados, proporcionados pelo DENATRAN. Num primeiro momento se 
                         selecionaram os munic{\'{\i}}pios Porto Alegre/RS, Rio de 
                         Janeiro/RJ e os 39 correspondentes {\`a} Regi{\~a}o 
                         Metropolitana de S{\~a}o Paulo. Na segunda etapa foram 
                         processados, utilizando um software de informa{\c{c}}{\~a}o 
                         geogr{\'a}fica, os arquivos com a informa{\c{c}}{\~a}o 
                         georreferenciada das vias de mobilidade que foram divididas e 
                         caracterizadas em cinco tipos diferentes: locais, estruturais, 
                         arteriais prim{\'a}rias, arteriais secundarias e coletoras. Por 
                         {\'u}ltimo se realizaram as modifica{\c{c}}{\~o}es na 
                         ferramenta PREP-CHEM-SRC, v{\'a}rias sub-rotinas foram trasnfor- 
                         madas e outras novas foram programadas e incorporadas no 
                         m{\'o}dulo de emiss{\~o}es e o processo foi adaptado para que 
                         seja poss{\'{\i}}vel incluir qualquer cidade com dados 
                         dispon{\'{\i}}veis de vias. Como resultado final foi 
                         poss{\'{\i}}vel obter a informa{\c{c}}{\~a}o das emiss{\~o}es 
                         antropog{\^e}nicas com resolu{\c{c}}{\~o}es de at{\'e} 50 
                         metros, observou-se uma melhoria na representa{\c{c}}{\~a}o 
                         espacial e tamb{\'e}m na representa{\c{c}}{\~a}o quantitativa 
                         pois os dados das bases globais de emiss{\~a}o foram 
                         substitu{\'{\i}}dos pelos dados locais nas regi{\~o}es de 
                         estudo.",
  conference-location = "Cachoeira Paulista",
      conference-year = "22-26 out. 2018",
             language = "pt",
         organisation = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                  ibi = "8JMKD3MGPDW34R/3SR4HK2",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGPDW34R/3SR4HK2",
           targetfile = "AP1-07.pdf",
                 type = "Meteorologia Ambiental e Polui{\c{c}}{\~a}o Atmosf{\'e}rica",
        urlaccessdate = "19 maio 2024"
}


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